IV Encontro Estadual de Agentes de Trânsito reúne sete estados, em Cabedelo, na Paraíba

22 de setembro de 2022

O IV Encontro Estadual de Agentes de Trânsito realizado, na última sexta-feira (16), no auditório do Centro Universitário Uniesp, em Cabedelo, na Paraíba, reuniu Agentes de Trânsito de sete estados do País, entre eles: Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Bahia, Ceará, Tocantins e Rio Grande do Sul.





O encontro foi promovido pela Associação dos Agentes de Trânsito do Brasil (AGT-Brasil) e pelo Sindicato dos Agentes de Trânsito e Fiscais de Transportes do Estado da Paraíba (Sinafit-PB).

Na ocasião, participaram do evento o Secretário de Mobilidade Urbana (Semob de Cabedelo), na Paraíba, Inácio Morais, o Presidente do Sindicato dos Agentes de Trânsito e Fiscais de Transportes do Estado da Paraíba (Sinafit-PB)  Fábio Gomes, o Presidente da Associação Nacional dos Agentes de Trânsito (Agt-Brasil) Antônio Coelho, o Inspetor e Chefe da Seção de Operações da Polícia Rodoviária Federal da Paraíba Eduardo Bezerra Guimarães, o Suplente do Conselho Estadual de Trânsito da Paraíba (Cetran-PB) Antonio Fleming, o Superintendente de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob de João Pessoa) Expedito Filho, o Diretor da Semob de João Pessoa, Sanderson Cesário, o representante do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar do Estado da Paraíba (BPTran-PB) e chefe do setor de custódia de veículos e notificações capitão Laércio Rozendo da Silva, a representante da Superintendência de Trânsito e Transporte  (STTrans de Patos), Maronildes Félix, além de outras autoridades.



Para o presidente da AGT-Brasil Antônio Coelho, eventos como esse valorizam o trabalho realizado pelos Agentes de Trânsito, além de dar uma maior visibilidade aos temas relacionados à segurança viária. “O momento foi de muito aprendizado e interação entre os agentes, além de abordar temas importantes para a atuação diária e operacional desses profissionais. O objetivo é atualizar condutas relacionadas aos comandos operacionais, as lutas e as conquistas da categoria, em todo o País, além de possibilitar a reciclagem desses profissionais quanto ao que estabelece a legislação brasileira, especialmente, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e suas alterações, a exemplo, da Lei Federal 14.229, de 21 de outubro, de 2021, que ratifica o verdadeiro conceito do Agente de Trânsito”, defendeu Antônio Coelho.



A ação contou com o apoio da Secretaria de Mobilidade Urbana de Cabedelo (Semob de Cabedelo), na Paraíba, além de outras empresas parceiras e proporcionou a qualificação dos profissionais da área de trânsito, de várias regiões do País.


Para o credenciamento, cada participante, inscrito, apresentou 1kg de alimento não perecível. Os alimentos arrecadados serão doados à Associação Metropolitana de Erradicação de Mendicância - Amem (popularmente conhecida como Lar dos Idosos da Mata do Amém, localizado em Cabedelo, na Paraíba). A instituição que, atualmente, atende 20 usuários, possui capacidade para acolher até 45 idosos.


O Secretário de Mobilidade Urbana de Cabedelo, na Paraíba, Inácio Morais, destacou a importância do trabalho dos Agentes de Trânsito, na fiscalização e na educação, para a mudança de comportamentos no trânsito e informou, ainda, os investimentos, em capital humano, que a secretaria tem realizado com a nomeação e posse de 12 novos agentes, entre os anos de 2021 e 2022.


O Inspetor e Chefe da Seção de Operações da Polícia Rodoviária Federal, na Paraíba, Eduardo Bezerra Guimarães ressaltou a importância da implementação do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) para a mudança de comportamentos, no trânsito, e, também, para resguardar a segurança viária de todos os cidadãos.


O evento contou com palestra sobre “Quem é o Agente de Trânsito e Quem é o Agente da Autoridade de Trânsito”, com uma explanação sobre o Programa Habite Seguro, com a apresentação do Teatro de Bonecos, da equipe da educação para o trânsito da Semob de João Pessoa, com palestra sobre a primeira Escola Pública de Trânsito, implementada no Estado da Paraíba, no município de Patos, com apresentação sobre o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), com  palestra sobre “Inteligência emocional para Agentes de Trânsito”,  com apresentação sobre “Técnicas de abordagem e técnicas de tiro” e, por fim, com palestra sobre “Posicionamento do Agente de Trânsito em campo”. 


Dando continuidade à programação, no sábado (17), foi realizada uma assembleia extraordinária com todos os Agentes de Trânsito, associados, que puderam participar tanto de forma presencial, no auditório do Uniesp, quanto virtualmente, por meio da plataforma de reunião online do Google Meet, em link disponibilizado ao associado.  Entre as pautas que foram deliberadas está a avaliação dos projetos trabalhados em 2022 e a projeção para 2023, além de outras.

 

Joelma Medeiros

Assessora de imprensa

Jornalista 3208 DRT/PB

Contato: (083) 98837-3143

E-mail: jor_nalista@hotmail.com

Comentários